Dúvidas (Perguntas & Respostas)
Gerais:
Criados pelo NTI/UFES, o Login Único (LU) e a Senha Única (SU) são as credenciais de acesso para todos os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação oferecidos pela UFES. LU e SU unificam os nomes de usuário e senhas.
Servidores da UFES (técnico-administrativos, docentes e residentes), alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFES, professores visitantes e professores voluntários da UFES.
Quem tem direito ao Login Único (LU) não precisa realizar nenhum tipo de “cadastramento” ou solicitação extra.
A geração do Login Único (nome de usuário) é feita de forma automática, quando do estabelecimento do vínculo formal com a UFES, assim que os dados cadastrais do DGP/UFES são atualizados no Sistema pertinente.
Para saber se um Login Único (LU) específico já foi gerado, basta ir ao menu Senha Única -> Recuperar Senha, neste Portal de Autenticação, e seguir as instruções da página.
Estão integrados os seguintes serviços:
- E-mail Institucional (@ufes.br): http://mail.ufes.br
- Wireless@Ufes (eduroam)
- Fone@RNP (Voip@Ufes): http://www.rnp.br/servicos/voip.html
- Moodle: http://ava.ufes.br
- Portal do Professor: http://professor.ufes.br
- Portal do Servidor: http://servidor.ufes.br
- Periódicos da Capes: http://www.periodicos.capes.gov.br (por meio do CAFe)
- Blog: http://blog.ufes.br
Como o sistema de atualização cadastral do Login Único é automatizado, é necessário atualizar os dados cadastrais no setor responsável, dependendo do tipo de vínculo institucional.
Caso existam vínculos múltiplos (por exemplo, aluno de pós-graduação e servidor ao mesmo tempo), o cadastro usado no LU segue uma ordem de precedência. Portanto, será preciso procurar o setor responsável pelo primeiro caso na ordem de precedência abaixo:
- Servidores ou Técnico-Administrativos: Portal do Servidor ou Departamento de Gestão de Pessoas (DGP/UFES) - Telefone: 4009 2234
- Residentes (medicina, odontologia, etc...): Departamento de Gestão de Pessoas (DGP/UFES) - Telefone: 4009 2813
- Aluno de Graduação: Portal do Aluno ou Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFES) - Telefone: 4009 2410
- Aluno de Pós-Graduação ou Professor Visitante/Convidado da Pós-Graduação: Secretaria ou Coordenação do Programa de Pós-Graduação pertinente. Em caso de dúvidas quanto ao Programa de Pós-Graduação, informações na Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPPG/UFES) - Telefone: 4009 2439
Os nomes de usuário e, consequentemente, os endereços de e-mail referidos acima seguem padrões recomendados pelo Ministério do Planejamento do Governo Federal (MPOG). Estes padrões podem ser acessados neste link.
Além disso, o próprio CAFe* (vide pergunta a seguir sobre o CAFe) exige que uma vez gerado o identificador único do usuário, este deve ser “imutável”. Portanto, apenas em casos muito especiais o LU poderá ser alterado.
Caso se considere estar enquadrado nestas situações extremamente especiais, é possível entrar em contato pelo e-mail XXXXXXXXXX.
Em relação ao e-mail institucional, é possível gerar um endereço de e-mail adicional (também obedecendo às normas do MPOG) e que funcionará como um redirecionamento para o endereço original formatado anteriormente. Um exemplo desse tipo de demanda: caso o sobrenome escolhido pelo sistema para gerar o LU/e-mail seja muito difícil de digitar/lembrar ou cause situações de constrangimento. Caso se considere estar enquadrado nestas situações extremamente especiais, é possível entrar em contato pelo e-mail XXXXXXXXXX, notando que: solicitações de criação de e-mail adicional sem justificativas bem fundamentadas não serão atendidas.
O que é o CAFe?
“A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.
As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedores de identidade (IdP) e como provedores de serviço (SP). A RNP é responsável pela gestão e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.”
Sim, basta acessar o menu Serviços ->Redirecionamento de E-mail , no menu principal deste Portal de Autenticação.
Todos os alunos regularmente matriculados na UFES já possuem conta de e-mail institucional.
O endereço da conta é o próprio login do Portal do Aluno (nome de usuário) ao qual se acrescenta @aluno.ufes.br (para alunos de graduação e pós-graduação).
OBSERVAÇÃO: O email institucional dos alunos de graduação é usado apenas para autenticação. Os alunos não poderão armazenar mensagens nos servidores da Ufes. As mensagens enviadas para esse endereço serão automaticamente redirecionadas para seu email pessoal, cadastrado no Portal do Aluno.
Através de um simples teste: utilize seu e-mail pessoal já cadastrado no Portal do Aluno para enviar uma mensagem de teste para sua conta de aluno [usuário]@aluno.ufes.br
Se sua conta estiver ativa e funcionando, assim que a mensagem chegar ao servidor da UFES, ela será automaticamente direcionada para o endereço de e-mail que você registrou no Portal do Aluno, sendo então recebida.
Informações sobre outros serviços:
VoIP@Ufes é o serviço de VoIP oferecido pela UFES. Ele é credenciado junto ao Fone@RNP, permitindo às instituições federais de ensino realizar ligações para outros estados (que também possuem instituições credenciadas), com custos de ligação local. Para usar este serviço, é necessário realizar sua ativação, através do menu Ativação do serviço VoIP, neste Portal de autenticação.
Devido a restrições na “quantidade de canais”, este serviço é oferecido apenas para servidores da UFES (docentes e técnico-administrativos).
O e-mail institucional da ufes (@ufes.br) é mantido por um novo sistema baseado em soluções de software livre. Atualmente, possui capacidade de 2GB/conta de usuário. Pode ser acessado por navegadores (“browsers”), no endereço http://mail.ufes.br e por softwares clientes de e-mail. Servidores da UFES (docentes e técnico-administrativos) têm direito ao mesmo.
É um serviço de acesso à rede sem fio nos campi da UFES. Atualmente, apenas os servidores da UFES (docentes e técnico-administrativos) têm direito ao mesmo.
O Portal de Periódicos da Capes permite aos estudantes e professores acessarem artigos científicos de sites especializados, em várias áreas do conhecimento “em um só lugar”. Neste sistema é possível realizar pesquisas em publicações científicas e baixar dados e artigos. Outra vantagem importante sua é a possibilidade de ser acessado a partir de qualquer lugar que possua acesso à Internet. Quem possui o Login Único (LU) ativo pode acessar o Portal de Periódicos da CAPES.
O Moodle é um ambiente de suporte à aprendizagem, funcionando online. Ele permite que alunos interajam com professores a partir de qualquer lugar que possua acesso á Internet.
Este ambiente foi criado para suportar atividades extras dos cursos presenciais da UFES e possibilitar outros cursos à distância pelo Ne@ad/UFES (http://www.neaad.ufes.br) .
Todos os servidores docentes da UFES possuem permissão para criar cursos na plataforma Moodle. Todo aquele que possui um Login Único (LU) ativo podem inscrever-se em cursos da plataforma Moodle como aluno, desde que tenha acesso ao curso em pauta (ou seja, possui a senha de inscrição que é fornecida separadamente, em cada curso quando aberto).
O Blog é um serviço que permite a um grupo (seja ele de pesquisa ou não) publicar, na Internet, informações pertinentes a atualidades em sua área, com vinculação de artigos ou outras informações pertinentes que sejam julgadas necessárias.
Configurações:
A configuração depende do software cliente de e-mail sendo usado. Recomendamos que sejam usados apenas clientes de e-mail atualizados e que possuam suporte ativo dos desenvolvedores. Eias, abaixo, as configurações gerais que são aplicáveis a todos os programas clientes de e-mail:
- Configuração de IMAP
- Servidor: email1.ufes.br
- Porta: 993
- Segurança: ssl
- Modo de autenticação: Senha Normal
- usuario: seu.usuario@[dominio].ufes.br
- senha: suasenha
- Configuração de SMTP
- Servidor: email1.ufes.br
- Porta: 465
- Segurança: TLS
- Modo de autenticação: Senha Normal
- usuario: seu.usuario@[dominio].ufes.br
- senha: suasenha
O serviço de e-mail também pode ser acessado por meio de POP3, porém esta opção não é a mais recomendável.
Em geral, o programa cliente VoIP deve ser assim configurado:
- Servidor (ou Proxy): asterisk.ufes.br
- Realm (Domínio): ufes.br
- Codecs: alaw ou PCMA ou G711a ou GSM
Nas configurações de login e senha, basta inserir o Login Único (LU) e respectiva senha.
Para receber ligações em um ramal VoIP no programa cliente, basta ligar para o número (27) 4009-2326. Quando for solicitado o ramal, informar os 4 (quatro) últimos dígitos do ramal. Caso não saiba o seu ramal VoIP, vá ao menu Ativar Voip e informe suas credenciais para descobrir.
INTERNET EXPLORER - Configurando o IE:
- Inicie o navegador;
- Com o navegador aberto, clique no menu “Ferramentas”, da barra superior;
- Em seguida, escolha o item “Opções da Internet”;
- Na janela que se abriu, escolha a aba “Conexões” e aperte o botão “Configurações da LAN”;
- Após clicar no botão Configurações da Rede Local (LAN), logo a seguir ative a opção “Usar um servidor Proxy” e configure o endereço proxy2.ufes.br e porta 8080.
- Clique em ok;
- Reinicie o navegador, após reinciado vai ser aberta uma janela requisitando o seu nome de usuário (login) e senha (única);
- Pronto, agora você já pode acessar sites que não utilizam a autenticação da federação (CAFE), e que necessitam que você use um ip púplico da UFES para acessá-los.
Erros comuns:
Para acesso a alguns serviços é necessário que os campos solicitados devam ser preenchidos, portanto, essa mensagem indica que é obrigatório que alguma informação seja inserida no campo pertinente para que a validação possa ocorrer. Atenção: Esse erro também pode ser exibido quando são usados navegadores ultrapassados (exemplo: IE6 ou IE7), verifique se o seu navegador está atualizado, se não estiver, atualize-o. Para navegação neste portal e em outros da UFES, recomenda-se que seja usado o Mozilla Firefox em sua versão mais atual.
O nome de usuário do login único (LU) deve ter o formato padronizado pela recomendação do MPOG, ou seja, deve possuir, pelo menos, um ponto. Caso você não saiba seu nome de usuário, basta recuperar seu acesso para descobrir.
O seu nome de usuário ou senha informada é inválida. Caso você não se lembre do seu nome de usuário ou não se lembre da sua senha, basta recuperar seu acesso.
O nome de usuário informado já foi ativo na base do login único (LU) no entanto, atualmente, o mesmo está desabilitado pois consta no sistema que ele não possui um vínculo ativo com a universidade. Caso você tenha retomado seu vínculo com a faculdade há pouco tempo (menos de uma semana), é normal que o seu cadastro ainda não tenha sido atualizado pelo setor responsável. Caso a retomada do seu vínculo não seja recente, existe algum problema em seu cadastro e devido a isso seus dados não foram migrados para o sistema de login único (LU). Por favor, entre em contato com o setor responsável pelo seu cadastro (seguindo a ordem de precedência indicada aqui) e certifique-se de que seus dados estão completos e corretos (principalmente o CPF, nome e e-mail). Após atualizar seus dados cadastrais, é necessário esperar um dia útil para que as mudanças sejam refletidas no sistema de login único (LU), após isso tente novamente. Se ainda sim você receber esta mensagem de erro, por favor, entre em contato conosco pelos telefones ou e-mail contantes no rodapé desta página.
O formato de endereço de e-mail informado não é válido. Em geral, um endereço de e-mail deve conter um arroba (@) e, pelo menos, um ponto.
O endereço de e-mail inserido para o redirecionamento não pode estar hospedado na ufes (@...ufes.br), uma vez que todos os endereços de e-mail existentes neste dominio serão migrados para o sistema de e-mail novo no futuro. Portanto, redirecionar mensagens do e-mail novo (@ufes.br) para endereços de e-mail legados (@___.ufes.br) só dificultará o processo de migração, sendo assim, não permitido. É aconselhável que se faça o contrário, entre em contato com o administrador responsável pelo seu e-mail legado e peça para que ele redirecione as mensagens do e-mail legado para o novo. Com isso você estará facilitando em muito o processo de migração que ocorrerá. Além disso, o sistema de e-mail novo suporta todas as funcionalidades do legado e mais: grupos de e-mail, e-mail institucional, interface web melhor, conexão mais segurura e serão mantidos redirecionamentos dos endereços legados para o novo.
Certifique-se de que você informou seu CPF corretamente. Caso o seu vínculo com a UFES seja recente (menos de uma semana), é normal que o seu cadastro ainda não tenha sido efetuado pelo setor responsável. Caso seu vínculo não seja recente, existe algum problema em seu cadastro e devido a isso seus dados não foram migrados para o sistema de login único (LU). Por favor, entre em contato com o setor responsável pelo seu cadastro (seguindo a ordem de precedência indicada aqui) e certifique-se de que seus dados estão completos e corretos (principalmente o CPF, nome e e-mail). Após atualizar seus dados cadastrais, é necessário esperar um dia útil para que as mudanças sejam refletidas no sistema de login único (LU), após isso tente novamente. Se ainda sim você receber esta mensagem de erro, por favor, entre em contato conosco pelos telefones ou e-mail contantes no rodapé desta página.
Certifique-se de que o endereço de e-mail informado é o mesmo que consta no seu cadastro. A dica possui o intuito de ajudá-lo a lembrar de tal endereço. Caso você não use mais este e-mail ou não possui acesso ao mesmo, é necessário que você atualize seu cadastro junto ao setor responsável informando um e-mail diferente ao qual você possua acesso. Por favor, siga a ordem de precedência indicada neste link para identificar em qual setor você deve atualizar o seu cadastro. Após atualizar seus dados cadastrais, é necessário esperar um dia útil para que as mudanças sejam refletidas no sistema de login único (LU), após isso tente novamente. Se ainda sim você receber esta mensagem de erro, por favor, entre em contato conosco pelos telefones ou e-mail contantes no rodapé desta página.
O seu cadastro no sistema do login único (LU) não possui um endereço de e-mail. Isso pode ocorrer pois quando você realizou seu cadastro na Ufes você não informou tal endereço ou o mesmo foi inserido de forma incorreta ou com formato inválido. Para resolver isso é necessário que você atualize seu cadastro junto ao setor responsável informando um e-mail ao qual você possua acesso. Por favor, siga a ordem de precedência indicada neste link para identificar em qual setor você deve atualizar o seu cadastro. Após atualizar seus dados cadastrais, é necessário esperar um dia útil para que as mudanças sejam refletidas no sistema de login único (LU), após isso tente novamente. Se ainda sim você receber esta mensagem de erro, por favor, entre em contato conosco pelos telefones ou e-mail contantes no rodapé desta página.
Você não possui permissão para realizar a operação desejada. Em geral, na página onde você tenta acessar o serviço é informado quais restrições de uso ou acesso exsitem. Caso você acredite que deva ter acesso à informação/serviço negado, por favor, entre em contato conosco pelos telefones ou e-mail contantes no rodapé desta página.
O código de recuperação que consta no link enviado por e-mail para recuperação de credenciais é inválido. Após a geração do línk de recuperação (e, posteriormente, do código) o usuário tem 30 minutos para fazer uso do mesmo e poder definir uma nova senha. Após o uso do código ele se torna inválido e torna-se necessário gerar um novo código para uma nova recuperação. Portanto, esse erro ocorre em duas, hipóteses: quando o código foi gerado há mais de 30 minutos e não foi usado ou quando o código já foi usado. Nesse caso, tente recuperar suas credenciais novamente e certifique-se de fazer uso do link enviado para seu e-mail em menos de 30 minutos.